O Serviço de Limpa Fossa em São Paulo é um dos serviços mais buscados nas desentupidoras.
A Fossa Séptica é um dos sistemas de esgoto mais antigos e, também, um dos mais eficientes para o tratamento da água.
Somos especialistas em limpeza de fossa e temos equipes de limpa fossa em SP, contamos com caminhão limpa fossa muito modernos com capacidade de limpeza de fossa de até 20M³ em uma única retirada
Qual é o Preço da Limpeza de Fossa?
O serviço de limpa fossa em São Paulo é cobrado por metro cúbico, geralmente o técnico especializado em limpa fossa, vai até o imovel e faz o cálculo de quantos metros cubicos tem a sua fossa, e posteriormente é passado um orçamento
Qual a função de uma fossa séptica
O esgoto das grandes cidades é um complexo sistema de ligação de tubulações em prédios, comércios e residências, por onde passam os dejetos fisiológicos líquidos e sólidos e seguem para estações de tratamento, garantindo que a água utilizada volte para a natureza com qualidade.
Enquanto isso, em residências mais antigas e principalmente em pequenas cidades e na região rural, o uso mais conhecido é da fossa séptica.
A Fossa Séptica é o sistema de esgoto mais antigo que se tem conhecimento, e consiste em um método bastante simples de armazenamento e tratamento de dejetos fisiológicos.
Ligada ao vaso sanitário e ralos, a fossa séptica é uma caixa onde os dejetos são acumulados e acontece a separação por decantação entre líquidos e sólidos. Ao ser eliminado os líquidos, os dejetos sólidos se compactam no fundo da caixa e com o tempo, é necessária a limpeza para evitar entupimentos.
As fossas sépticas apresentam vários tipos, desde as mais rudimentares até as mais modernas. Confira as mais comuns:
Em muitas áreas rurais, é comum a fossa seca, que consiste em um buraco cavado no solo e onde é armazenado os dejetos lançados. Sem a utilização de água ou canos, o buraco não é muito profundo, justamente para facilitar a limpeza.
Geralmente é feito um local privativo ao redor para definir como um banheiro, e pode haver a colocação de madeira ou algum tipo de superfície para tampar o buraco.
Com o tempo, conforme enche a fossa, os dejetos podem ser retirados ou enterrados e para evitar o mau cheiro, é comum adicionar borra de café ou cal por cima da sujeira.
A Fossa negra é similar, com a diferença que os dejetos podem não ser enterrados, apenas abandonados ao ar livre. O problema da fossa negra é que geralmente os dejetos podem contaminar o solo.
A Fossa de pedra é basicamente uma fossa seca com pedras no fundo, que auxiliam na absorção de líquidos e onde os dejetos sólidos ficam retidos.
A fossa séptica comum consiste em uma caixa com encanamento ligado ao imóvel, onde é retido dejetos fisiológicos como urina e fezes.
Ao cair na fossa, esses dejetos se separam através da decantação, ou seja, os dejetos sólidos se sedimentam embaixo, enquanto os líquidos são eliminados através de um encanamento chamado sumidouro.
Essa eliminação faz com que o líquido volte com mais pureza a natureza, evitando qualquer tipo de contaminação.
Com o uso de caixas de PVC, similares a os reservatórios usados para armazenar água, as fossas biodigestoras tem a função de tratar a água e reutilizá-la para irrigação, assim como os dejetos, já sedimentados, como esterco, dando uma finalidade mais natural e sem nocividade ao meio ambiente.
Independente do tipo de fossa, é vital a manutenção e desentupimento, o que irá garantir que o sistema de esgoto se mantenha normalizado constantemente.
Onde colocar uma fossa
O indicado é que a fossa séptica fique, até 4 metros da residência e deve haver uma pequena inclinação no terreno para facilitar, por gravidade, a descida e depósito dos dejetos.
Quanto mais próximo do imóvel, maiores as chances da fossa exalar cheiro ruim, principalmente quando está muito cheia e entupida. Por isso, é vital que tenha uma distância significativa.
Como tratar a água da fossa séptica
Se for uma fossa séptica comum, a água é tratada naturalmente pelo processo de decantação.
O importante é que a fossa séptica não fique cheia e entupa, pois, nesse caso, a água não será tratada e nem descartada corretamente, oferecendo riscos à natureza.
As fossas sépticas podem ser construídas de alvenaria, bastando construir uma caixa quadrada ou redonda. Para uma família de 4 pessoas, a fossa deve ter 68 x 50 cm e capacidade de 1.000 litros.
Em geral, a profundidade de uma fossa deve ser de 50 cm e 1 metro, dependendo do tipo de fossa. Fossas como as biodigestoras, podem ser mais profundas.
A fossa séptica e o sumidouro fazem parte de um mesmo fim. A Fossa é a caixa em si, onde é retido os dejetos e detritos.
Já o sumidouro, é o encanamento por onde a água tratada é expelida da caixa. O sumidouro é de vital importância na fossa, pois a água ao sair por ele, estará com pureza próxima do normal, com menor poluição e baixo risco de contaminação do solo e afluentes próximos.
Qual o valor de uma fossa séptica?
No mercado atual, é possível encontrar fossas de todos tamanhos e tipos, inclusive, caixas de alvenaria prontas, com valores que podem chegar até 7 mil reais.
As fossas biodigestoras, por exemplo, em média, são encontradas por 3 mil reais, com capacidade de 1.500 litros e garantindo um tratamento de esgoto mais vantajoso ao meio ambiente.
Quanto tempo dura uma fossa séptica?
A fossa em si pode durar por décadas, bastando uma manutenção para a troca ou reforma da caixa e biodigestor.
Já a limpeza e desentupimento, devem ser realizados a cada 5 anos ou antes, dependendo da capacidade e da quantidade de moradores do imóvel.
O que fazer para fossa não encher?
Se existe um uso, a fossa irá manter seu funcionamento normalmente, porém, o que deve ser evitado é a obstrução do sistema, pela falta de esgotamento da fossa.
O esgotamento da fossa séptica é fundamental para que ela mantenha seu funcionamento constante, por isso, marque a data da última limpeza e certifique-se de observar a necessidade do serviço a cada 3 anos.
Em quanto tempo a fossa enche?
Em geral, a fossa séptica deve ser esvaziada a cada 5 anos, porém, existem imóveis que podem chegar até 10 anos sem necessitar de um esgotamento.
Isso pode ocorrer, principalmente, se a fossa tem capacidade maior que 1.000 litros ou existe mais de uma no terreno. O importante é estar atento a odores fortes e entupimentos dos canos, que são sinais claros que é preciso um desentupimento de fossa séptica.
O que é esgotamento de fossa?
Quando a fossa séptica enche, assim como ocorre nos entupimentos de esgoto nas cidades, o mau cheiro e dejetos retornam pelos ralos e vaso sanitário.
Além de desagradável, existe um grande risco de atrair insetos nocivos à saúde, além dos perigos da contaminação com coliformes fecais.
Para evitar esse problema ou eliminá-lo, é vital fazer o esgotamento de fossa. Esse serviço, feito por desentupidoras, utiliza um caminhão e mangueira especial que faz a sucção dos dejetos da fossa e mantém seu funcionamento normalizado.
Para acabar com entupimento de fossa séptica, só chamando a desentupidora Pro para fazer o serviço de limpa fossa em sua Residência, empresa, ou comércio. A fossa séptica precisa de esgotamento profissional, pois os técnicos são especializados para fazer o desentupimento correto e o descarte nos locais certos, evitando contaminações e o desequilíbrio com o meio ambiente.
A Pro possui atendimento 24 horas, preço baixo e diferentes formas de pagamento, além de garantia e transparência na execução do serviço prestado. Chame agora um limpa fossa e tenha manutenção completa da fossa séptica de sua Residência.
Estamos disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana para atendê-lo. Para assistência imediata, entre em contato conosco ligando para 0800-963-0060 ou enviando uma mensagem pelo WhatsApp para 0800-963-0060.
Temos atendimento em toda São Paulo , Grande SP e Inteior.
Abaxo algumas das nossas principais redes sociais.