Para desentupir canos, o produto Diabo Verde é muito eficiente, principalmente em pequenas obstruções.
Líquido ou granulado, o hidróxido de sódio, base do produto, é um composto químico dos mais alcalinos e perfeito para corroer sujeiras em canos.
Se você está tendo problemas de entupimentos em sua casa, conheça tudo o que é preciso sobre o Diabo Verde e como ele pode ser eficiente para limpeza das tubulações de sua casa.
O produto Diabo Verde, é desincrustante de composto químico alcalino e muito eficiente para desentupir tubulações.
Sua base utiliza cloreto de sódio, corantes e alumínio, e principalmente a matéria prima do produto: o Hidróxido de sódio.
De elemento químico NaOH, o Diabo Verde também é popularmente chamado de soda cáustica, é usado livremente para desentupir canos e vasos sanitários, além de ser muito utilizado na indústria na fabricação de alguns tipos de alimentos, biodiesel e sabão.
O produto pode ser encontrado nos supermercados e Diabo Verde, é o nome fantasia que a empresa Nobel do Brasil deu a seu produto e comercializado em todo país.
Por ter um preço baixo e acessível em qualquer comércio, o Diabo Verde não deve ser feito em casa, ou seja, o indicado é que nunca seja potencializado seu poder ácido, já que por si só, o hidróxido de sódio é poderoso, sendo perigoso para o uso se não haver cuidados com a segurança em sua utilização.
O Diabo Verde é vendido tanto em pó granulado quanto em líquido e deve ser usado da seguinte maneira:
Para que ele seja eficaz, é necessário que o entupimento seja superficial e localizado, ou seja, apenas em um ponto das tubulações e não no cano principal.
Se o produto for aplicado em uma obstrução total, poderá piorar ainda mais a situação do entupimento.
Para identificar um entupimento mais grave, observe se todos os ralos e vasos sanitários nos banheiros, estão com o esgoto retornando, se existe umidade em pisos ou mau cheiro.
Qualquer um desses sinais pode oferecer riscos à saúde e não tente solucioná-los por conta própria, mas busque o auxílio de uma desentupidora especializada.
Na embalagem do produto químico, a indicação é que depois de aplicado, ele leva até 6 horas para fazer a desobstrução completa do cano.
Frisamos que existem riscos associados, caso a pessoa tente potencializar o efeito do produto, como por exemplo, adicionando água quente ou fervente nos canos.
Isso pode causar o derretimento dos tubos, já que com água em temperatura ambiente, o diabo verde tem uma reação química que aquece em mais de 100 graus, o que se torna mais perigoso, se a água estiver quente.
Sim, porém quanto mais antigo o cano, maiores as chances de a soda conseguir derreter ou causar fissuras e furos no tubo.
Uma dica importante para garantir a durabilidade do tubo de PVC, é não utilizar água quente nos canos para fazer a limpeza e desentupimento de esgoto. A água quente torna a soda cáustica ainda mais abrasiva, aumentando as chances de problemas nas tubulações.
Canos de alumínio, como os canos de sifão de pia ou vaso sanitário, por exemplo, o produto Diabo Verde não é indicado.
O PVC tem um material muito resistente e nos canos novos ou com poucos anos de uso, não sofrem efeitos, mas é preciso atenção conforme passar o tempo. O recomendado é sempre ler o rótulo antes da utilização do produto.
A limpeza do banheiro com Diabo Verde, somente com um produto que utiliza essa marca, porém, com outro tipo de composição.
A Soda Cáustica é um ácido alcalino muito potente e perigoso, e seus gases tóxicos são nocivos a saúde, além de não ser indicado para uso com outros tipos de produtos.
O produto para limpar banheiro é o Diabo Verde Limpeza Pesada, um composto químico em detergente para limpeza de azulejos, porcelanatos e com odor agradável.
Água sanitária, cloro ou detergente, não devem ser utilizados com a soda cáustica que tem a única finalidade para desentupimento caseiro.
O produto Diabo Verde possui muitos riscos à saúde, e pode, inclusive, levar a morte. Sem qualquer tipo de proteção, um simples respingo na pele pode haver irritação com vermelhidão e coceira, além de descamação da pele.
Quanto maior a exposição na pele, a soda cáustica pode causar queimaduras graves. Em uma ingestão acidental, o diabo verde causará perfurações permanentes no aparelho gastrointestinal.
Se o contato com o produto for muito grande, principalmente exposição aos gases exalados, pode haver desde espirros, alergias e inflamações nas mucosas das vias aéreas e pulmões até pneumonia química, um tipo de infecção pulmonar que pode ser fatal.
Apesar de eficiente, o Diabo Verde só é eficaz em entupimentos simples e localizados, pois quanto maior a obstrução, maiores os problemas que esse tipo de produto pode causar.
A soda cáustica em contato com a gordura usada na cozinha, depois de amolecá-la, ao resfriar, pode empedrar e tornar o entupimento mais severo.
Por isso, o recomendado é que não utilizem a soda cáustica, para evitar transtornos e custos maiores e desnecessários.
Para ter o desentupimento de verdade das tubulações de esgoto de sua casa, conte com o auxílio profissional da Pro.
Empresa especializada em limpeza e desentupimento, a Pro possui equipamentos modernos e técnicos experientes, prontos para sanar a obstrução de esgoto em sua casa, seja em ralos, pias, canos ou caixas de gordura.
Consulte nossos serviços e chame agora. Atendimento 24 horas com preço baixo, garantia e alta qualidade.